terça-feira, 14 de agosto de 2012

"TRADIÇÕES?"



                Desde que me conheço, muitos anos, sempre na minha terra, se cultivaram e incentivaram, duas palavras de que muito me orgulho - tradição e bairrismo.
               Procuro não acicatar ânimos, não é minha forma de estar, e por isso deixo o bairrismo, sem no entanto dizer, que ser "CAMPONÊS", nunca vai deixar de ser, paradigma de HONRA.
               Já no que entendo como tradição, tenho alguma dificuldade, em entender atitudes e alterações de formalidades, que não se enquadram, na minha prespectiva, com gestos do nosso passsado, cuja história não condiz com actos, do passsado recente e recente. Senão vejamos - alteração da data do início da "FESTA DOS ARTISTAS"- prefiro desde sempre esta designação - para uma data, quando dá jeito, nos finais de Agosto. Durante um passado recente fez-se, em Campo Maior, algo de que não há memória - JANELAS FLORIDAS. Hoje assistimos a algo de inédito - JARDIM DE PAPEL - no âmbito da nossa velhinha "FEIRA DE SANTA MARIA DE AGOSTO". Iniciativa, que promovendo a "FESTA DOS ARTISTAS, me apraz resgistar. Tenho um senão, que não é de todo menor - pôr flores de papel ás 15  horas não é concerteza tradicional, memorizável ou aconselhável, porque se pensa, poderão cair algumas gotas de água, na noite de 14 paraa 15 de Agosto de 2012. Francamente, é não fazer a menor idéia do que são as nossas "FESTAS", e não respeitando mais uma vez a nossa tradição. Não seerá possivel chover de 15 para 16 dde Agosto de 2012?
               O poder é efémero, o povo tem memória!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário