quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CAMPO MAIOR 2011

              Neste final de 2011, gostaria de deixar três notas, sobre a nossa terra, o meu querido CAMPO MAIOR, Leal e Valorosa vila alentejana, onde os valores mais fundamentais da vida me foram transmitidos, pela família, célula fundamental da sociedade, a que me orgulho de pertencer.
              A primeira é de dizer sim. Sim às requalificações de estradas nacionais - EN371 - Campo Maior/Retiro, finalmente em fase final, estradas municipais, nomedamente Ouguela, Roças, Alivã, De Castros, Muro e Serrinha.Requalificação da Av. Humberto Delgado. Obras de enorme benefício para todos os respectivos utentes. Uma palavra para a Autarquia, cujo empenho me parece visível e de saudar.
             A segunda é dizer "nim". "Nim" às denominadas "Festas do Povo". A espectacuralidade das ruas ornamentadas com as flores de papel, a divulgação, a presença de pelo menos um milhão de visitantes, a inauguração por S.Ex.ª O Presidente da República, o encerramento por S. Ex.ª O Primeiro Ministro, levaram Campo Maior a Portugal inteiro. Mas o contraste com um inusitado simbolismo, marca a diferença de anos em que se faziam as "FESTAS DOS ARTISTAS". Em serões acolhedores, convívio fraterno, "cabeças de rua" a recolherem semanalmente o que cada um podia dar para comprar o papel e restantes  enfeites, as mesas ao longo das ruas para confraternização entre todos que tinham colaborado, o fim solidário de algum lucro - lembro há 50 anos a fundação do Colégio de S.João. A quem de direito.
            Terceira palavra não. Não à insegurança que hoje predomina na nossa vila. Assaltos, roubos, intimidações, vandalismo, acossso de transeuntes em zonas mais desprotegidas. Tem de haver mecanismos de prevenção para estes actos, que últimamente nos assolam com mais e mais frequência. Em meu entender teria de haver junto da Autarquia um gabinete de segurança, na depência do Sr. Presidente em estreita e íntima colaboração com as forças de manutenção da ordem - GNR, SEF - no controle de grupos referenciados, que todos sabemos existirem. Atenção, porque todos somos alvos!
            Est blog, deseja um ano de 2012, cheio de SAÚDE e PAZ a todos os campomaiorenses.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário